quinta-feira, 2 de junho de 2016

a little about me





quase 3x4 de quem não curte selfies 

- consultor criativo do departamento promocional dos canais 1e2 da RTP(rádio e televisão portuguesa);
- chief creative officer da saatchi&saarchi lisbon( título em inglês geralmente é para impressionar os bestas)
- idem na tbwa porto, e na ska/tbwa porto, e na ska(entenda como gravação original, mix e remix);
- director criativo no grupo opal(porto/portugal)(ainda não havia o famigerado acordo ortográfico e o diretor tinha o c);
- copywriter na fcb portugal;(lembra-se do que falei sobre títulos em inglês, pois é: redator);
- redator na artplan/rio;
- redator na jwt rio;

- poderia enfeixar mais umas vinte e tantas agências locais(nordeste,sudeste,sul) regionais, nacionais, multinacionais e internacionais, aqui dentro e lá fora, onde fui redator, sócio-diretor de criação/diretor de planejamento estratégico, sócio-fundador, sócio-reconversor mas convenhamos: chega! nem eu aguento.

então, atendi algumas contas. quer dizer conta pra cacete. mas não fico contando vantagens. digamos que já atendi de cemitério a microsoft. de multinacionais automobilísticas a fiteiro - se você não está no nordeste, entenda como banca de ambulante; colocando a mão desde as peças que hoje nem estagiário faz mais(aliás hoje não tem estagiário, todo mundo já começa sênior) a campanhas regadas a moet et chandon.

dei pro gasto. nesta época champagne era champagne e não espumante. e desde já digo que posso ter tomado o que e onde não devia. mas sidra nunca tomei não senhor.

então vamos arrotar de memória, porque peidofólio destes tempos nem pensar:


automotivo

subaru
volvo
mazda
nissan
chrysler
santa matilde
traxx
associação dos revendedores volkswagen(nordeste)
promac
ceará motos
reasa

financeiro

citibank
banco fonsecas&burnett(portugal)
banco do brasil
caixa economica federal
banco nacional
banerj
banorte
bancesa
bnb
caixa geral de depósitos(portugal)
banco nacional
bandepe

bebidas alcóolicas e não-alcóolicas

pepsico (pepsi,teen,mirinda,moutain dew)
tuborg(portugal)
super-bock(portugal)
scwheeps(portugal)
vinho são brás(patos)
pitú

vestuário

hering
colcci
salsa jeans

shoppings

rio sul
iguatemi(fortaleza)
gaia shopping(portugal)
espinheiro shopping

cimenteiras e afins

cimpor(portugal)
pedra cerâmica santo antônio

associações

associação industrial portuense
associação empresarial do porto

estatais

chesf

ótica

bausch&lomb(ray ban)

alimentícios

kraft-embaré
m.dias branco
fleischmann&royal
pilar
pescados ramirez(portugal)
chocolates jubileu(portugal)
sicasal indústrias alimentícias(portugal)

preciosas

de beers(diamantes)

foto/ótica

fotosport(portugal)

pós-produção gráfica

foto7
novo rio

higiene/higiene pessoal

cia.ceras johnson
procter&gamble(ariel, head&shoulders)

hotéis/restaurantes

inter-continental rio
alphaiate
rio palace



fármaco/química

schering

governamentais

ministério da comunicação
governo do estado do rio de janeiro
governo do estado de pernambuco
governo do estado da paraíba
governo de angola
prefeitura municipal de joão pessoa
prefeitura municipal de campina grande
prefeitura municipal de florianópolis


comunicação

diário de notícias(lisboa)
jornal de notícias(porto)
correio da paraíba
o balcão(rio de janeiro)
a capital(lisboa)
tv cabo(portugal)
jornal de santa catarina
comércio do porto
diário de pernambuco

mobiliário

molaflex (indústria do bom sono)
linha certa
escrita

telecomunicações

portugal telecon

informática

microsoft(portugal)
burroughs

som&imagem

aiwa(portugal)

educação

objetivo
colégio contato

saúde
amil
unimed
hospital são salvador
farmácia dos pobres
secretária de saúde de joão pessoa

construção/imobiliário

expo-urbe(portugal)
carvalho hosken
kafran
o vergalhão
odebrecht
sérgio dourado

varejo

maximagazine
king joia
atacadão
gatão

entretenimento

rock in rio(primeiro);
julio iglesias(primeira vez no brasil);
fantasporto(festival de filmes fantásticos)

prêmios(alguns):

absolutamente nada em cannes,ccsp,clio,new york ou euro best.

(três vezes indicado para o profissionais do ano da rede globo. duas pelo mercado nordeste e uma pelo mercado sudeste;
quatro grand prix colunistas ouro nacional: melhor campanha brasileira de publicidade do ano(filmes); melhor campanha de publicidade financeira do ano, melhor filme brasileiro de oportunidade do ano, pelo mercado nordeste; melhor anúncio agropecuário do ano, pelo mercado sudeste; clube de criativos de portugal, epica(the best european advertising),fig-leaf lisboa;


no jornalismo(ainda que bissextamente) 

chefe de reportagem de a união(joão pessoa); 
secretário de redação de o norte(joão pessoa); 
critica de cultura e ideias, teatro e televisão para o jornal da cidade(recife); 
membro do conselho de redação do jornal da cidade; 
free-lancer para o jornal da semana; 
publicado como colaborador ou freelancer no jornal do commércio(recife); diário da noite(recife); diário de pernambuco(recife)( crítica literária ); o furo(joão pessoa); correio da paraíba(joão pessoa); a república(natal); 
na década de oitenta recebeu convite para assumir a sub-editoria de economia do jornal do brasil(rio de janeiro) optando por seguir à publicidade. 
no século 21 volta ao jornalismo na página de opinião de o contraponto(joão pessoa) e coloborações na imprensa alternativa impressa e digital, além de publicar regularmente no cemgrauscelsius.blogspot.com

contatos profissionais:
celsomuniz@consultant.com e ou celsomuniz@journalist.com

*pós-graduado em marketing pela escola superior de propaganda e marketing de são paulo (espm); 
jornalismo pela universidade católica de pernambuco(unicap);
ex-aluno do curso de mestrado em sociologia do programa integrado de mestrado em economia e sociologia(pimes), da universidade federal de pernambuco(ufpe) e do curso de licenciatura em música da escola de belas artes da ufpe;


pessoal e intransferível - para que não me venham com as tais conversas

sou inquieto: (e nem um pouco maria-vai-com-as-outras.) foi-se um tempo em que isto era considerado predicado criativo. mas não sou irresponsável, e sem compromissos com a empreitada. pelo contrário. sou cu de ferro. mas com asas de outras penas.

gosto de agências que não estejam preocupadas em ser a agência da moda e, muito menos, em dizer-se não agência - o que agora é moda. basta ser uma agência onde a ideia do bom trabalho tenha mais valor do que o nominal .
  
se a experiência, como dizem, é automóvel com os faróis voltados para trás, está no livreto que troquei baterias e regulei o facho a torto e a direito.

o que é fato, de fato, é que gosto da atividade, apesar dos pesares. e ainda fico arrepiado quando a ideia é fazer algo que valha a pena, mesmo após todos estes anos, que não são poucos. 

como diria o bardo tudo vale a pena, mesmo que a conta seja pequena.


Nenhum comentário: